Notícias recentes:
Home » , » O ADEUS EMOCIONADO AO ILUSTRE " JOÃO CAPIM": Vereadores de Ibiúna prestam última homenagem ao Sr. João Pereira da Silva ( João Capim ), que veio a falecer na noite da última segunda-feira, 26, vítima de um infarto, aos 81 anos

O ADEUS EMOCIONADO AO ILUSTRE " JOÃO CAPIM": Vereadores de Ibiúna prestam última homenagem ao Sr. João Pereira da Silva ( João Capim ), que veio a falecer na noite da última segunda-feira, 26, vítima de um infarto, aos 81 anos

Postado por: Gazeta de Ibiúna nesta terça-feira, 27 de outubro de 2015 | 19:23


 O ADEUS EMOCIONADO AO ILUSTRE " JOÃO CAPIM":  Vereadores de Ibiúna prestam última homenagem ao Sr. João Pereira da Silva ( João Capim ), que veio a falecer na noite da última segunda-feira, 26, vítima de um infarto, aos 81 anos


João Capim discursando na Tribuna da Câmara, em 10 de dezembro de 2014
 Por: Marcos Pedroso - MTB65.694/SP
    Estava faltando alguém na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ibiúna, interior paulista, realizada na manhã desta terça-feira, 27.
      Pela primeira vez, nos últimos 57 anos, uma figura lendária não compareceu para ocupar o seu lugar de costume, no caso, o assento na primeira fileira de cadeiras reservadas para os cidadãos acompanharem os trabalhos legislativos " É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. João Pereira da Silva ( João Capim )", declarou o Presidente da Câmara, Dr. Rodrigo de Lima (PCdoB), antes de finalizar a Sessão Ordinária desta terça-feira. Na oportunidade, quebrando o protocolo habitual das Sessões, o Presidente abriu espaço para homenagens. Visivelmente emocionados, os vereadores que fizeram uso da palavra destacaram o caráter e a humildade como os principais exemplos e legado de João Capim. 
       O velório foi realizado no Velório Municipal e contou com a presença dos familiares, amigos e autoridades. Às 16h aconteceu o enterro no Cemitério Parque da Figueira.

HISTÓRIA DE JOÃO CAPIM: ARQUIVO - JORNAL GAZETA DE IBIÚNA
Um minuto de silêncio em homenagem à João Capim, na Câmara

    JOÃO PEREIRA DA SILVA nasceu em 24 de Junho de 1934, na cidade de Laranjal Paulista, Estado de São Paulo .  No ano de 1953, aos 19 anos de idade, migrou-se para Ibiúna, onde fixou residência no Bairro Sorocamirim, iniciando sua relação de carinho, dedicação e respeito por este município. Nesse mesmo ano, João Pereira da Silva iniciou suas atividades como fabricante artesanal de colchões de capim, ofício este que lhe rendeu o apelido de " JOÃO CAPIM" o que o tornou muito conhecido em toda a região.
      Os colchões fabricados por João Capim eram confeccionados com um capim específico, capim barba de bode do brejo, nativo do Bairro Sorocamirim. De excelente qualidade, esses colchões eram comercializados em Ibiúna, São Roque, Carapicuíba e Osasco, além de fornecer diversos clientes no Bairro de Pinheiros, na Capital paulista. Apesar da extensa clientela, João Capim permaneceu nessa atividade por apenas 3 anos, pois em 1956 os colchões de capim que fabricava foram substituídos por colchões de algodão e espuma, o que o fez encerrar seu trabalho nessa área. Após isso, João Capim passou a trabalhar nas lavouras de Ibiúna.
   
Foto do Título de Cidadão Ibiunense em 10 de dezembro de 2014
     No ano de 1957, João Capim casou-se com Rosa Domingues da Cruz. O casal teve 5 filhos. Porém, em 1967, uma fatalidade marca a vida da família. Com menos de 30 anos de idade, Rosa Domingues teve sérias complicações no parto do 5º filho do casal, contudo o bebê se salvou. No entanto, Rosa não resistiu e faleceu. Nessa época, João Capim trabalhava na lavoura de batata e tomate em Ibiúna.
       Durante mais de meio século, João Capim presenciou o crescimento de Ibiúna, como um cidadão atuante e interessado no desenvolvimento de nosso município. Mas foi no ano de 1958 que passou a frequentar, assiduamente, as Sessões Plenárias, Audiências Públicas e demais reuniões.
     No ano de 1975 João Capim encerrou suas atividades no campo e iniciou seu trabalho na Prefeitura Municipal de Ibiúna, passando por diversos governos. Sempre contribuindo, na medida do possível, para o desenvolvimento do município.

GALERIA DE FOTOS

João Capim discursando na Tribuna da Câmara Municipal de Ibiúna, em 10 de dezembro de 2014,  agradecendo todos os Vereadores  pela aprovação do Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Dr. Rodrigo, que lhe concedeu o Título de Cidadão Ibiunense

João Capim discursando na Tribuna da Câmara Municipal de Ibiúna, em 10 de dezembro de 2014. Na oportunidade, fez um agradecimento especial à todos os Vereadores, pela aprovação do Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Dr. Rodrigo, que lhe concedeu o Título de Cidadão Ibiunense. Ainda  deverá acontecer, postumamente, as formalidades de entrega desta homenagem aos familiares, conforme informou o Presidente da Câmara, Dr. Rodrigo de Lima ao finalizar a Sessão de hoje, 27.
  
  IMPORTANTE:É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, bem como modificação textual deste SITE, por qualquer meio, sem prévia autorização formal de seu Editor. Todos os Direitos Autorais reservados, conforme a Lei nº 9.610/98.

Marcos Pedroso MTB65.694/SP
Editor- Chefe
www.gazetadeibiuna.com.br
Contato:15-9.9637-8878

Divulgue essa notícia :
 
Originalmente de: Johny Template
Modificado por Rudney oliveira
Copyright © 2013. GAZETA DE IBIÚNA - Redação: gazetadeibiuna@outlook.com Tel.: (15)9-9645-4554