Notícias recentes:
Home » , » GRANDE EVENTO RELIGIOSO EM IBIÚNA: Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião se reúne para discutir estratégias conjuntas de organização da romaria

GRANDE EVENTO RELIGIOSO EM IBIÚNA: Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião se reúne para discutir estratégias conjuntas de organização da romaria

Postado por: Gazeta de Ibiúna nesta segunda-feira, 26 de maio de 2014 | 17:34

GRANDE EVENTO RELIGIOSO EM IBIÚNA: Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião se reúne para discutir estratégias conjuntas de organização da romaria

    Por: Marcos Pedroso - MTb65.694/SP
  Na noite da última sexta-feira (23), realizou-se nas dependências da Câmara Municipal de Ibiúna, interior paulista, uma reunião da Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião, com o objetivo de discutir e acertar estratégias conjuntas de organização da tradicional Romaria de São Sebastião no município. Além dos membros da Comissão, compareceram representantes de diversos segmentos da sociedade ibiunense que estarão envolvidos, de uma forma ou de outra, na realização deste grande evento.

     Na ocasião, ficou acertado, entre outros procedimentos importantes, uma maior atenção na organização  da romaria no centro da cidade,com saída programada para manhã da próxima sexta feira(30) e chegada programada para o final da tarde de sábado (31) " Nossa romaria chega em procissão, e isto requer o máximo de organização para que não ocorra maiores problemas" informou o Vereador Pedrão da Água, representando os membros da Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião. Além disso, esclareceu uma série de procedimentos que serão adotados, desde a saúde e bem estar dos animais, até a segurança dos romeiros e do público que assiste  a chegada nas ruas e avenidas do centro da cidade. Estima-se que, aproximadamente, 2 mil cavaleiros participarão da romaria deste ano.
COMISSÃO DOS CAVALEIROS DE SÃO SEBASTIÃO

Pedrão da Água faz parte da Comissão dos Cavaleiros de São Sebastião
      Trata-se de um grupo aberto de aproximadamente 40 voluntários, incumbidos de organizar  a saída e a chegada dos romeiros no centro da  cidade. De acordo com o Vereador Pedrão da Água, esta Comissão vem conquistando, no decorrer de mais de 20 anos, grandes benefícios para a realização da romaria. " Criamos o Calendário Oficial de Eventos em 2010 e incluímos esta festa nele. Com isso, temos respaldo para conseguir patrocínios e apoio do Poder público, o que nos dá mais segurança na realização do evento", informou. Também destacou, como uma conquista da Comissão, a criação das Bandeiras de Abertura e Culatra, que permitem identificar o começo e o fim da romaria, contribuindo como mais um fator positivo na organização.
GALERIA DE FOTOS 
      Participaram da reunião: Patrícia - Representando o Centro de Zoonoses de Ibiúna; Carlos Alegria - representando a Prefeitura de Ibiúna; Liliam - representando a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ibiúna; Lecir - representando a Organização dos Protetores de Animais (OPA) de Ibiúna e o Comandante da Guarda Municipal de Ibiúna Marcelo Godinho -
     O Presidente da (OAB) Ibiúna Dr. Eduardo Marcicano foi comunicado, mas não pode comparecer e telefonou justificando sua ausência na reunião. Também foi protocolado Ofício na Polícia Militar. No entanto, não enviaram nenhum representante.
         
Reunião aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Ibiúna
Mapa da organização da Romaria

            Veja abaixo as regras oficiais estabelecidas para a realização da romaria deste ano.
        ________________________________________________________________________
REGRAS OFICIAIS DA ROMARIA 2014
     Com o objetivo de resgatar, organizar e moralizar a Festa de São Sebastião, assim como aconteceu no ano passado, não será permitido o comércio de bebidas alcoólicas no recinto do sertão e em torno do lago, somente serão permitidas as barracas de alimentos e refrigerantes. Também não será permitido o uso de aparelhos de carro de som acima do limite e em conformidade com os horários estabelecidos pela legislação, haverá fiscalização e apreensão.
   A velocidade permitida para veículos automotores, em toda estrada, será de 30 km/h, em virtude da grande aglomeração de animais e pedestres. Não serão permitidas as entradas de carros e caminhões após as 19h, para que não haja o bloqueio das ruas e vias de acesso ao Sertão e à Capela, devido ao fluxo de ambulâncias e policiamento.
   Também serão realizados em torno da estrada alguns comandos pela Policia Militar e Guarda Municipal, para fiscalizar carros e motos sem documentação e porte ilegal de armas.
   Com relação aos animais, haverá uma fiscalização mais rígida com base nas leis de maus tratos. A Prefeitura providenciará o fornecimento de vários pontos de água potável aos animais, bem como uma equipe médica veterinária, composta por três médicos veterinários, cinco auxiliares e medicamentos para um pronto atendimento. Em parceria com a Organização dos Protetores de Animais (OPA), a Prefeitura promoverá a partir desta edição, várias ações visando capacitar e orientar os romeiros com relação ao preparo dos animais, como nutrição, profilaxia e manejo, possibilitando melhores condições aos participantes e animais da romaria.
   Haverá uma tenda com música sertaneja, das 21h às 00h, além da entrega de feno para a alimentação dos animais, na chegada ao Sertão. Como no ano passado, a Avenida São Sebastião e a Rua XV de Novembro serão fechadas com gradil, para melhor segurança do público. Durante a chegada dos romeiros, haverá apresentação da Banda de Clarins da Polícia Militar. Fonte: Imprensa Oficial

Divulgue essa notícia :
 
Originalmente de: Johny Template
Modificado por Rudney oliveira
Copyright © 2013. GAZETA DE IBIÚNA - Redação: gazetadeibiuna@outlook.com Tel.: (15)9-9645-4554